Menu

Gerações unidas pela cultura popular

O som é característico, assim como as roupas, os adereços – espadas, fitas coloridas e espelhos que reluzem arte popular. Os passos ritmados se entrelaçam numa vitalidade de tirar o fôlego. Os artistas do sertão têm bailado próprio, nativo, de raiz. Eles também contam histórias, que envolvem pela magia, pelo encantamento e pela conexão com o sagrado.

Os grupos de reisado do Cariri carregam uma tradição que desafia o tempo e se impõe sobre o mundo moderno, tecnológico e arrojado. Eles são como ícones intocáveis que conquistaram lugar de destaque.

A importância dos reisados é tanta que já existe um movimento intenso de preservação. Estudantes do Cariri estão vivenciando o aprendizado com grupos tradicionais. A educação patrimonial é o novo compromisso do projeto Canto de Reis, que chega à 8ª edição. Desde 2014, o Canto de Reis realiza vivências educativas e artísticas, visando ao fortalecimento das tradições e a preservação do patrimônio imaterial da região.

Participam da 8ª edição 13 grupos de reisado. Até o próximo dia 12, 9 desses grupos vão realizar apresentações em 8 escolas públicas de Juazeiro do Norte e Crato. Em cada escola, além de assistir ao espetáculo do grupo de reisado, que terá cerca de 1 hora de duração, os estudantes vão apresentar aos mestres e brincantes o trabalho que produziram durante a imersão sobre a tradição.

Esse encontro de gerações é vibrante e produz frutos. Para além do respeito às raízes e a própria história, os jovens podem se interessar em mergulhar nessa prática, garantindo novas gerações de reisados. É o presente de olho no futuro e respeitando o passado.

Deixe um comentário