A governadora Izolda Cela (sem partido) assinou, nesta segunda-feira, 5, decreto que determina a construção de um aeroporto no município de Morada Nova, que deve atender a toda a região do Vale do Jaguaribe. Participaram do evento o secretário de Infraestrutura, Lúcio Gomes, e o prefeito de Morada Nova, José Wanderley Nogueira.
“Hoje assino o decreto para tornar [a área] de utilidade pública para sequência da desapropriação. Paralelo a isso, existe um projeto sendo desenvolvido, já com referências pelas obras que servem de parâmetro, dos outros aeroportos regionais, mas que precisa ser adaptado, atualizado, tanto para as questões relacionadas a terreno, como também pelo perfil da região”, destacou a governadora.
Com a assinatura do documento, o decreto de utilidade pública, a construção do Aeroporto Regional do Vale do Jaguaribe fica cada vez mais perto de se tornar realidade. A partir de agora, o processo de desapropriação da área onde será construído o equipamento já pode ter início.
O futuro aeroporto tem a meta de contribuir para o transporte de pessoas e de cargas na região, apoiando o desenvolvimento logístico no Ceará. Na oportunidade, a governadora Izolda Cela comentou sobre o processo de construção do novo aeroporto e de como ele pode impactar no desenvolvimento de Morada Nova e de todos os outros municípios da região.
“O objetivo é exatamente dar sequência a um planejamento que prevê a melhoria, o fortalecimento das estruturas, das infraestruturas necessárias para o Ceará se desenvolver, seguir avançando nesse processo muito desafiador, com certeza, para nós, pelo perfil do nosso Estado, pelo que nós ainda enfrentamos, mas absolutamente necessário para nós construirmos esse Ceará que todos desejamos. Um Ceará de mais oportunidades, de mais igualdade, de renda melhor para as pessoas e isso acontece pelo desenvolvimento da economia“.
Estrutura
O aeródromo será construído em uma área de aproximadamente 230 hectares e ficará localizado na CE-265, Km 64, no Distrito Pedras, em Morada Nova. O projeto inicial de construção do novo Aeroporto do Vale do Jaguaribe, que já tem a autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), prevê uma pista de pouso e decolagem de 1.800 metros, pista de taxiway, pátio de aeronaves e terminal de passageiros com cerca de 600 metros de área construída.
“O aeroporto vai ter uma característica muito forte de carga. Quando tiver carga, e vamos ter, com certeza, essa pista estará capacitada para receber aeronaves de médio porte, que para a gente é grande, com todos os equipamentos de segurança que vão garantir que esse aeroporto seja homologado o mais rápido possível depois da conclusão. Vamos colocar a região em um outro patamar de desenvolvimento”, destacou Lúcio Gomes.
A escolha da localização levou em consideração a proximidade com o centro da cidade e o acesso às principais rodovias da região, além de ser uma área pouco povoada, predominantemente plana e baixos impactos ambientais.
