O governo da Indonésia resolveu evacuar moradores na Ilha de Java após o vulcão Semeru entrar em erupção, no início deste domingo, 4, no horário local, expelindo uma coluna de cinzas a 1,5 km no ar. As autoridades locais distribuíram máscaras aos residentes e emitiram alerta máximo numa escala que vai até quatro, iniciando a retirada de pessoas que vivem próximas ao vulcão.
As informações são da agência Reuters. Conforme a agência de notícias, não houve relatos imediatos de vítimas da erupção e o Ministério dos Transportes da Indonésia disse que não houve impacto nas viagens aéreas, mas avisos foram enviados a dois aeroportos regionais para vigilância.
“A maioria das estradas foi fechada desde esta manhã e agora está chovendo cinzas vulcânicas que cobriram a vista da montanha”, afirmou o voluntário da comunidade Bayu Deny Alfianto à Reuters.
Semeru, a montanha mais alta de Java, entrou em erupção no ano passado, matando mais de 50 pessoas e desalojando milhares. A Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia (BNPB) disse que 1.979 pessoas foram transferidas para 11 abrigos e as autoridades distribuíram máscaras aos residentes. A erupção começou às 2h46 (1946 GMT no sábado) e os esforços de resgate, busca e evacuação estavam em andamento.
A nuvem de cinzas do vulcão atingiu uma altura de 15 km, disse a Agência de Meteorologia do Japão, que inicialmente estava em alerta para a possibilidade de o vulcão provocar um tsunami, porém, descartou a situação pouco tempo depois. A erupção ocorre após uma série de terremotos no oeste de Java, incluindo um no mês passado que matou mais de 300 pessoas.
