Menu

Quem são os jogadores que devem disputar sua última Copa do Mundo?

Foto: Divulgação/FIFA

A Copa do Mundo de 2022 é marcada, entre tantos fatores, como o último torneio de grandes jogadores da história recente do futebol. Atletas de longa carreira tentam, no Catar, levantar a sua primeira (ou segunda) taça da Copa antes de se despedirem dos gramados. Lionel Messi, por exemplo, afirmou no último dia 21 de novembro que seria sua última chance de conquistar a taça da competição.

“Certamente, é minha última Copa e a última oportunidade de conquistar esse grande sonho que temos”, disse o jogador do Paris Saint Germain. Com 35 anos, Messi disputa sua quinta Copa consecutiva, tendo sido vice-campeão em 2014. Na atual edição, o craque alcançou a classificação para as oitavas de final.

Outros companheiros do argentino também estão possivelmente na sua última Copa. Ángel Di Maria, da Juventus, já confirmou que este será seu último Mundial. Ele está com 34 anos e disputa sua quarta Copa pelos hermanos. Além dele, o meia Papu Gomez e o zagueiro Nicolás Otamendi, ambos de 34 anos, e o goleiro Franco Armani, de 36 anos, devem se despedir da maior competição de futebol do planeta.

Outra lenda do esporte que também é associada a sua última Copa é o português Cristiano Ronaldo. Entretanto, diferente do argentino, Cristiano não confirmou que Catar seria seu derradeiro mundial, dizendo que ele definiria isso no futuro.

Aos 37 anos, sem clube e também na quinta Copa consecutiva, o craque terá 41 anos em 2026. Outros compatriotas que não devem mais jogar o torneio são o zagueiro Pepe, que tem 39 anos e é titular da seleção de Portugal desde 2010, e o goleiro Rui Patrício, de 34 anos e o antigo titular da meta portuguesa.

Assim como CR7, o polonês Robert Lewandowski, de 34 anos, também despistou sobre este ser seu último torneio. Alguns de seus companheiros que formaram a base da seleção da Polônia nos últimos anos, como o zagueiro Kamil Glik (34 anos), o meia Kamil Grosicki (34 anos) e o volante Grzegorz Krychowiak (32 anos), que estão em decadência física, dificilmente estarão na Copa de 2026.

BRASIL
A seleção brasileira tem duas lendas do seu futebol que não jogarão mais uma Copa pela amarelinha. Tratam-se do zagueiro Thiago Silva e do lateral Daniel Alves. O zagueiro do Chelsea está com 38 anos e ainda atua em alto nível, porém, já cravou que não jogará em 2026.

Ao entrar em campo na vitória contra a Sérvia, no último dia 26 de novembro, Thiago tornou-se o jogador mais velho a disputar uma Copa pelo Brasil e o primeiro a ser capitão em três edições diferentes (2014, 2018 e 2022). Daniel Alves tem 39 anos e pode quebrar o primeiro recorde do compatriota, ao entrar em campo nesta sexta-feira, 2, contra Camarões, às 16 horas, pela terceira rodada do Grupo G.

OUTRAS SELEÇÕES
Outras seleções também irão perder importantes jogadores para 2026 devido à idade. A Alemanha não deve mais contar com o seu capitão Manuel Neuer (36 anos) no gol, titular da posição desde a Copa do Mundo de 2010. Outros atletas alemães que também podem não jogar mais o grande torneio são Thomas Muller (33 anos) e Ilkay Gundogan (32 anos).

A França deve perder dois titulares do seu time atual: o goleiro e capitão Hugo Lloris, que está com 35 anos, e o atacante Olivier Giroud, que tem 36. O reserva de Lloris, Steve Mandanda (37), também não deve mais estar à disposição do elenco francês em Copas.

A Espanha, um dos times mais jovens da Copa, não deve ter mais os veteranos do seu elenco atual. O lateral Jordi Alba, de 33 anos, já em decadência há alguns anos no Barcelona, está em sua última Copa, assim como o lateral César Azpilicueta, de 33 anos.

O volante e capitão Sérgio Busquets, ídolo do Barcelona e da seleção, está com 34 anos e provavelmente disputa seu último Mundial. Porém, o técnico Luis Enrique já afirmou, em entrevista coletiva, que espera convencer o atleta a atuar em mais uma Copa.

Seleções como Bélgica, Costa Rica, Croácia, Uruguai, México e Japão devem perder parte dos atletas que fizeram parte do esqueleto da equipe durante anos. Os belgas Eden Hazard (31), Dries Mertens (35), Axel Witsel (33), Jan Vertonghen (35), Toby Alderweireld (33) e Simon Mignolet (34) podem não estar em 2026 devido a reformulação que ocorre nos “diabos”.

A Costa Rica não deve contar mais com jogadores que fizeram parte da Copa de 2014, edição onde a modesta seleção fez história ao alcançar as quartas de final. O goleiro e capitão Keylor Navas (35), os meias Bryan Ruiz (37), Celso Borges (34), o zagueiro Oscar Duarte (34) e o lateral Bryan Oviedo (32) provavelmente se despedem das Copas em 2022.

Atual vice-campeã, a Croácia já possui uma baixa confirmada para 2026: o capitão e lendário meia Luka Modric. Com 37 anos, o meia do Real Madrid anunciou que Catar 2022 seria seu último Mundial. Outros atletas do time que perdeu para a França em 2018 também não devem disputar o próximo torneio pela seleção balcã, como Ivan Perisic (33), Dejan Lovren (33) e Domagoj Vida (33).

O Uruguai conta com boas campanhas em Copas desde 2010, quando alcançou as semifinais. Parte deste elenco já está com idade avançada em 2022 e não devem mais vestir a camisa celeste nos próximos. As lendas uruguaias Luis Suárez (35) e Edinson Cavani (35) estão em sua última Copa, além de Diego Godín (36), Sebastian Coates (32), Martin Caceres (35) e Fernando Muslera (36), que formaram por anos a defesa da seleção uruguaia.

O México perde quatro pilares da sua seleção dos últimos anos: o goleiro Guillermo Ochoa (37), o zagueiro Hector Moreno (34), e os meias Andrés Guardado (36) e Hector Herrera (32). O Japão não deverá contar mais com defensores que formaram a zaga japonesa por anos, como Maya Yoshida (34), Yuto Nagatomo (36), Hiroki Sakai (32) e Eiji Kawashima (39).

Menores seleções devem perder importantes atletas, como a Sérvia com Dusan Tadic (34), País de Gales com Gareth Bale (33) e Wayne Hennessey (35), Canadá com Atiba Hutchinson (39), Steven Vitória (35) e Milan Borjan (35), Dinamarca com Simon Kjaer (33) e Kasper Schmeichel (36) e a Arábia Saudita com o capitão Salman Al-Faraj (33).

Deixe um comentário