Menu

Fortaleza apresenta redução de 23,2% nas mortes provocadas por crimes violentos em novembro

Foto: Divulgação/SSPDS

Fortaleza apresentou, em novembro, uma redução de 23,2% nas mortes provocadas por crimes violentos em comparação a igual período do ano passado, segundo balanço apresentado nesta quinta-feira, 1º. Ao todo, foram 82 ocorrências contra 63, em 2021. No mesmo mês, o Estado como um todo registrou queda de 17,5% nos registros, indo de 285 casos para 235, conforme dados divulgados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Quando se trata dos demais territórios do Ceará, a Região Norte apresentou a maior retração, com -24,4%, indo de 78 para 59 casos em novembro. Em seguida, aparece a Região Metropolitana de Fortaleza, que saiu de 67 para 56 casos, uma queda de 16,4%. Na região Sul, foram 58 contra 57 CVLIs, com diminuição de 1,7%.

“Essa é uma redução contínua, como é o nosso objetivo. E também como resultado de reforços feitos recentemente, em especial na Polícia Civil, em que praticamente foi dobrado o número de policiais civis no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Isso levou, nos últimos meses, a mais investigações, número maior de mandados de prisão e de prisões qualificadas que vêm retirando das ruas pessoas que estavam praticando homicídios e determinando a prática de crimes”, destacou o secretário da SSPDS, Sandro Caron.

O gestor também destacou, ainda, as bases recém-inauguradas do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). “Essas bases foram instaladas em Fortaleza e na Região Metropolitana, que apresentavam elevado número de homicídios. Também tivemos a primeira base descentralizada do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), inaugurada na Messejana”.

Balanço do ano

No balanço do período de janeiro a novembro de 2022, o Ceará está com 10,1% de redução. Em igual período do ano passado, foram 3.027 casos contra 2.722 dos onze meses deste ano. Já a Região Metropolitana apresentou 17% de retração, indo de 847 casos para 703. Em seguida vem o Interior Sul, com 11,3% de diminuição, indo de 666 para 591. Fortaleza e Interior Norte apresentaram de -5,6% e -5,8, respectivamente. A Capital foi de 828 casos para 782. Já o Interior Norte foi de 686 para 646 CVLIs.

Deixe um comentário