Menu

Elmano de Freitas será diplomado governador em 16 de dezembro, define TRE-CE

Foto: Hiane Braun/ Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizará a diplomação dos candidatos e candidatas eleitos no Estado, assim como seus respectivos suplentes, no próximo dia 16 de dezembro, às 17h. Receberão os diplomas pessoalmente o governador e vice-governadora eleitos, Elmano de Freitas (PT) e Jade Romero (MDB), assim como o senador eleito, Camilo Santana (PT), e os 46 deputados estaduais e 22 deputados federais que conquistaram suas vagas nas eleições deste ano.

A presença física na cerimônia será restrita aos diplomandos eleitos e aos membros da Corte da Justiça Eleitoral, não sendo permitida a entrada de acompanhantes, assessores e fotógrafos, com exceção da Assessoria de Imprensa e Cerimonial da Assembleia Legislativa, da Câmara Municipal e do Governo do Estado, que serão credenciados pela Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial (Ascom) do TRE-CE.

A restrição de público ocorre, segundo a Justiça Eleitoral, devido à capacidade física do local da cerimônia. A solenidade, que ocorrerá na sala de sessões do Tribunal, no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante, também será transmitida pelo canal do TRE-CE no YouTube.

Diplomação de suplentes

Os suplentes, apesar de serem declarados diplomados na cerimônia do dia 16, não deverão comparecer à solenidade. Seus diplomas deverão ser emitidos e validados de forma eletrônica. Os diplomas serão em formato PDF e assinados eletronicamente, que garantem a legitimidade aos documentos. Os diplomas também apresentarão código de autenticidade gerado pelo Sistema de Candidaturas (CAND). Se os suplentes preferirem, poderão solicitar os diplomas na Seção de Protocolo na sede do TRE-CE.

Presidente

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), serão diplomados em 12 de dezembro. A cerimônia será organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha do eleito pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas. Durante o evento, que marca o encerramento do processo eleitoral, serão entregues os respectivos diplomas assinados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.

Deixe um comentário