O atacante Richarlison de Andrade, camisa 9 da seleção, brilhou na estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, em partida disputada contra a Sérvia, na tarde desta quinta-feira, 24. Dos pés do 9 saiu os dois gols que sacramentaram a vitória brasileira – o segundo, um golaço. Com a vitória, a seleção brasileira alcançou a liderança do Grupo G, superando a Suíça, que venceu Camarões mais cedo, no saldo de gols.
A equipe canarinha volta a campo na próxima segunda-feira, 28, às 13h, contra a própria Suíça, no Stadium 974, em Doha. Em caso de vitória, a seleção brasileira já consegue classificação para a próxima fase do Mundial.
Primeiro gol do Brasil nas Copas:
2002 – Ronaldo
2006 – Kaká
2010 – Maicon
2014 – Neymar
2018 – P. Coutinho
2022 – RICHARLISONÉ o primeiro camisa 9 que marca o primeiro gol do Brasil na Copa desde o Fenômeno em 2002. pic.twitter.com/vpBOIzOAoX
— Curiosidades Brasil (@CuriosidadesBRL) November 24, 2022
O jogo
O Brasil jogou melhor desde o primeiro tempo. Os brasileiros buscavam abrir o marcador, mas os sérvios conseguiram controlar o ímpeto adversário. A equipe de Tite criou as principais oportunidades do confronto, com Neymar, Vinícius Júnior e Raphinha, que chegou a perder a melhor oportunidade da etapa inicial após passe de Paquetá. Apesar do volume, o Brasil não conseguiu transformar a superioridade em gols.
No segundo tempo, o Brasil também foi melhor. Mais solto, conseguiu criar mais jogadas de perigo. Logo no começo da etapa final, após vacilo da zaga, Raphinha roubou a bola, saiu cara a cara com o arqueiro sérvio, mas desperdiçou a oportunidade. A mostra deu o tom da seleção no segundo tempo.
Aos 15 minutos, o lateral Alex Sandro arrematou de fora da área e acertou a trave de Milinkovic-Savić. Na sequência, Richarlison aproveitou o rebote do goleiro após finalização de Vinícius Júnior, e abriu o marcador para o Brasil. O ‘Pombo’ foi o destaque brasileiro. Aos 28 minutos, recebeu passe de trivela de Vinícius Júnior, dominou com a esquerda e finalizou para marcar um golaço. O centroavante é o primeiro a marcar o primeiro ponto da seleção desde Ronaldo Fenômeno, em 2002.
O Brasil ainda voltou a acertar a trave, com Casemiro, aos 36 minutos. No segundo tempo, o atacante Neymar, principal jogador da seleção brasileira, sentiu o tornozelo e deixou o campo chorando. Ainda não há detalhes sobre a situação do 10 da seleção.
