A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Faculdade de Educação (Faced), realiza o X Seminário de Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade. A programação do evento aberto ao público acontece entre os dias 7 e 9 do próximo mês. A transmissão das oficinas será feita no canal da Faced no YouTube, e a inscrição é por meio de formulário disponível no site da instituição.
No evento, nas manhãs dos dias 7 e 8, serão disponibilizadas, aos participantes, palestras sobre os temas Educação, Cultura e Valores Humanos e Educação e Saúde Mental. Os cursos serão ministrados pelo professor José Pacheco e pelos doutores Adalberto Barreira e Rino Bovinni. Durante a tarde, serão realizadas oficinas de terapia comunitária, chás e ervas, aromaterapia e autocuidado, reiki, cristais de cura, meditação e tertúlia dialógica.
No último dia, ocorrerá um encontro com educadoras da rede pública cujo tema será “Cultura de Paz e Acolhimento.” O momento terá participação da diretora da Fced, Heulalia Rafante, da coordenadora escolar Cristiane de Melo Moreira e da professora da Elciane Maria do Nascimento. Cada uma abordará temas específicos durante a reunião.
Ao OPINIÃO CE, a professora Kelma de Matos, da UFC, fala sobre a importância do seminário e como ele foi idealizado por alunos da universidade e por professores e diretores de escolas estaduais e municipais. “Em 2005, foi criado oficialmente o grupo e a proposta sempre foi contribuir, por meio da pesquisa, com aquela comunidade escolar que estava em parceria com a nossa comunidade acadêmica.”
Kelma, também é idealizadora do projeto e mediadora de uma das palestras, explica que o conceito de cultura de paz trabalhado no seminário é inspirado em Paulo Freire e que não é o contrário de guerra, mas sim de todo tipo de violência que atinge a sociedade, tanto física, quanto psicológica ou social.
“Nós trabalhamos a paz construída por meio da justiça social, dos valores humanos, do respeito, da democracia e principalmente sabendo que os conflitos ainda irão existir e nós devemos nos educar sabendo resolvê-los com o maior respeito possível, sempre respeitando opiniões contrárias.” O principal objetivo do seminário é levar esperança aos participantes por meio do trabalho com a saúde mental e a espiritualidade
O público-alvo das atividades desenvolvidas no projeto são estudantes, professores e interessados que se inscreverem nas oficinas disponibilizadas, tanto da área acadêmica quanto de fora dela.
“Nós desejamos trazer o máximo de esperança, alegria, confraternização, sororidade e de harmonia com as conversas e oficinas presentes no seminário de cultura de paz.”
O evento está na 10° edição e faz parte do calendário oficial da UFC. Em 2021, quando foi realizado de forma remota por conta da pandemia, o nono seminário teve participação da monja Coen e do líder indígena Ailton Krenak.
