A ex-jogadora de vôlei e um dos ícones do esporte no País, Isabel Salgado, morreu na manhã desta quarta-feira, 16, aos 62 anos. A ex-ponteira havia sido diagnosticada com uma bactéria no pulmão e estava internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na última segunda-feira, 14, Isabel foi indicada para compor a pasta do esporte da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela participou da reunião virtual com o gabinete, mas foi internada no mesmo dia por estar se sentindo mal.
Lula se pronunciou em suas redes sociais, lamentando a morte da ex-jogadora.
Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/7M0c75PzLC
— Lula (@LulaOficial) November 16, 2022
Maria Isabel Barroso Salgado nasceu no Rio de Janeiro no dia 2 de agosto de 1960. Começou a jogar vôlei de quadra em 1973, no Flamengo. Fez história ao defender a seleção brasileira em duas Olimpíadas, em Moscou 1980 (a primeira vez da modalidade feminina na competição) e em Los Angeles 1984. Além disso, foi a primeira brasileira a atuar em uma liga estrangeira de vôlei, quando se transferiu para o Modena, da Itália. Isabel era mãe de cinco filhos e avó de cinco netos.
