Aos 86 anos, morreu nesta quarta-feira, 9, o ator, compositor, cantor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia dois meses, em São Paulo. Contudo, a causa da morte não foi informada. O velório do músico será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Rolando Boldrin tinha mais de 60 anos de carreira, 17 deles apresentando o programa “Sr. Brasil”, na TV Cultura.
Em nota, a emissora homenageou o artista.
“[Com o programa, ele] tirou o Brasil da Gaveta” e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles “fora do combinado”, conforme costumava dizer Rolando”.
O texto lembra a atuação dele em mais de 30 novelas, como “Direito de Nascer”; “As pupilas do Senhor Reitor”; “Mulheres de Areia”; “A Viagem”; “O Profeta”; e “Os Imigrantes”. Também apresentou os programas ‘Som Brasil’, na Rede Globo, ‘Empório Brasileiro’, na TV Bandeirantes e ‘Empório Brasil’, no SBT.
“Seja como ator, apresentador, cantor ou contador de causos, Rolando Boldrin deixará uma lacuna na cultura brasileira e uma imensa saudade entre os milhões de fãs que conquistou em mais de 60 anos de carreira na TV”, descreve a nota.
“A TV Cultura agradece pela honra de ter contado com o brilhantismo de Boldrin em sua programação. E manifesta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos deste artista gigante que jamais será esquecido”, conclui.
Confira a publicação:
Ver essa foto no Instagram
Artistas, jornalista e políticos prestaram homenagem a Boldrin após o anúncio do falecimento. O rapper Emicida chamou Boldrin de “gigante a serviço da cultura brasileira” e agradeceu “um milhão de vezes” ao “mestre”. “Que a terra lhe seja leve”, disse nas redes sociais.
Perdemos hoje também o gigante Rolando Boldrin, um gigante a serviço da cultura brasileira, obrigado um milhão de vezes mestre. Que a terra lhe seja leve. 💔 pic.twitter.com/7AFDQuUVgd
— emicida (@emicida) November 9, 2022
Colega de emissora do cantor, a jornalista Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva, apontou que o trabalho do artista falecido é “um monumento”.
https://twitter.com/veramagalhaes/status/1590435528129753089
O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse ser um dia triste para música brasileira e prestou solidariedade aos familiares do músico. Além de Boldrin, também faleceu nesta quarta-feira a cantora baiana Gal Costa, aos 77 anos.
Dia triste para a música brasileira. Rolando Boldrin cantava a cultura popular, a moda de viola. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs. pic.twitter.com/qL42qfCOSt
— Ciro Gomes (@cirogomes) November 9, 2022
