A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) assinaram um contrato entre as duas companhias e a Empresa Utilitas para dar início à produção de água de reúso com o objetivo com foco no Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, que está sendo desenvolvido no Complexo Industrial Portuário do Pecém (CIPP).
A água de reúso da Cagece, que seria descartada, pode ser utilizada na eletrólise de processos de produção de energia, a fim de evitar o desperdício de água dos mananciais do Estado. A água para abastecimento das indústrias de Hidrogênio Verde será preferencialmente proveniente do Reuso dos Efluentes Sanitários da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O fornecimento de água bruta para fins de reúso será realizado numa parceria Cogerh e Cagece, feito mediante tarifação de uso dos recursos hídricos. A estimativa é de que a Cagece possa ofertar a demanda hídrica do Hub de Hidrogênio Verde a partir dos esgotos tratados do seu sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, diminuindo a dependência hídrica dos mananciais da região metropolitana de Fortaleza.
GANHOS PARA O ESTADO
A assinatura do contrato, na última sexta-feira, 4, teve a participação do presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, do presidente da Cagece, Neuri Freitas, do diretor Administrativo da Cogerh, Denilson Fidelis, da gerente de Relacionamento com o Usuário, Rejane Viana, do representante jurídico da Cogerh, Carlos Mota, e do representante da Empresa Utilitas, Igor Borges. “Demos hoje um pontapé inicial, para que a gente comece a produzir água de reúso, faça todo o transporte e entregue no CIPP, para as indústrias de hidrogênio verde que vão se instalar aqui. A Cogerh é um parceiro super importante nesse processo, tanto por conta da Outorga, como também pelo transporte dessa água”, afirmou Neuri Freitas. De acordo com o presidente da Cogerh esta é a primeira experiência com abastecimento por meio de água de reúso no Ceará. “Estamos diversificando as alternativas de oferta hídrica e isso é muito valioso, um passo muito importante. Já temos experiências com a dessalinização, com água subterrânea e agora, com a água de reúso. Então julgo esta parceria com a Cagece importante marco para a gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. Sem dúvidas uma iniciativa que beneficiará em grande escala a população cearense.”
