O técnico da seleção brasileira, Tite, anunciou na tarde desta segunda-feira, 7, a lista final de convocados para a Copa do Mundo do Catar. O evento acontece no auditório da sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os 26 nomes convocados irão se apresentar no próximo dia 14, em Turim, na Itália. A seleção vai treinar no local até a viagem para Doha, em 19 de novembro. A lista traz nomes como Pedro, do Flamengo, e Daniel Alves, do Pumas.
Aos 39 anos, o lateral Daniel Alves se tornará, também, o jogador mais velho a defender a seleção brasileira em uma Copa. O recorde pertence, até então, a Djalma Santos, que disputou o Mundial de 1966, com 37 anos. “Ele é fantástico, comprometido com o novo, mobiliza o entorno. É um cara que tenho como referência dos que convivi como atleta e agora como gestor técnico. Também tive a dúvida que vocês tiveram, pelo nível do campeonato que estava disputando e pelo melhor Dani que tivemos e ele mais uma vez me surpreendeu“, destacou o auxiliar técnico César Sampaio.
“Eu estou muito confiante não só do Dani, mas todos os nomes que escolhemos podem trazer em entrega. Com a idade dele, 39 anos, um jogador mundialmente falando já está pensando em aposentadoria na maioria. Eu me aposentei antes. Ele faz muito bem a gestão do externo“.
Também estão presentes na lista peças importantes que jogaram na última Copa, como os atacantes Neymar e Gabriel Jesus, e o zagueiro Thiago Silva.
Favoritismo?
Questionado sobre ‘favoritismo’ da Canarinha na Copa, Tite afirmou que o grupo está “focados em fazer o melhor trabalho possível” e frisou que a seleção “está entre as favoritas”. “Vejo em um crescente, em uma expectativa boa. Sempre são colocadas três ou quatro seleções no mais alto nível e o torneio tem características específicas, principalmente com um jogo só, a margem de erro fica pequena. Talvez mais ainda do que a Copa do Brasil, com jogos ida e volta. Mundial é um jogo só. […] Mas a gente assume que o Brasil, sim, é um dos favoritos”, declarou o comandante.
Confira a lista:
Goleiros:
- Alisson – Liverpool
- Ederson – Manchester City
- Weverton – Palmeiras
Zagueiros:
- Bremer – Juventus
- Éder Militão – Real Madrid
- Marquinhos – PSG
- Thiago Silva – Chelsea
Laterais:
- Alex Sandro – Juventus
- Alex Telles – Sevilla
- Daniel Alves – Pumas
- Danilo – Juventus
Meio-campistas:
- Casemiro – Manchester United
- Everton Ribeiro – Flamengo
- Bruno Guimarães – Newcastle
- Fabinho – Liverpool
- Fred – Manchester United
- Lucas Paquetá – West Ham
Atacantes:
- Antony – Manchester United
- Gabriel Jesus – Arsenal
- Gabriel Martinelli – Arsenal
- Neymar – PSG
- Pedro – Flamengo
- Raphinha – Barcelona
- Richarlison – Tottenham
- Rodrygo – Real Madrid
- Vini Júnior – Real Madrid
Durante coletiva pós-convocação, Tite falou sobre a convocação dos atacantes. “Quero bater em uma tecla de equilíbrio, ele é fundamental. Na vida, não só no esporte. Há uma geração de atletas de alto nível, que estão se convocando. Eles estão buscando, com desempenho alto. Há uma versatilidade e priorizamos atletas importantes no meio para frente, mas não foge da ideia de equipe equilibrada. Para vencer em alto nível precisa de criação e gol. Isto não quer dizer que consistência defensiva não gera o ponto de equilíbro para vencer”, afirmou.
Acompanhe a coletiva com Tite, ao vivo:
Na preparação para a Copa, os treinos do Brasil serão realizados entre 20 e 23 de novembro. A equipe comandada por Tite estreia no Mundial contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, no Estádio de Lusail.
