Quem acompanha o Campeonato Brasileiro desde o início, não imaginaria esse cenário final para os clubes cearenses. Faltando três rodadas para o fim do campeonato, o Fortaleza, que encerrou o primeiro turno na lanterna, está com chances reais de terminar entre os oito primeiros colocados e conseguir vaga para a próxima Libertadores da América, enquanto o Ceará, que encerrou o meio do campeonato na 12ª posição, atualmente está no Z4 e luta contra o rebaixamento.
Isso se deve ao fato do segundo turno dos clubes cearenses ter sido totalmente oposto ao primeiro. O Leão está entre os quatro primeiros colocados, levando em conta apenas a segunda parte do campeonato. Já o Vovô, contando o mesmo período, está entre as três piores campanhas, tendo vencido apenas um jogo.
Para conseguir repetir o feito do ano passado, de conseguir uma vaga para a Libertadores, a que seria a segunda na história do Fortaleza, e de forma consecutiva, o clube tem pela frente dois confrontos em casa, com o apoio do seu torcedor, e encerra o campeonato fora de casa. O Leão recebe Atlético/GO e Red Bull Bragantino, na Arena Castelão, e visita o Santos, na Vila Belmiro, na última rodada.
Caso não consiga a vaga na Libertadores, a equipe disputará a Copa Sul-Americana do próximo ano, já estando matematicamente garantida. O Tricolor espera contar com o estádio lotado nos dois jogos como mandante, para chegar em uma boa situação na última rodada. O Dragão, primeiro adversário do Leão na sequência final, está lutando contra o rebaixamento juntamente com o Ceará, e o resultado do Fortaleza deve influenciar na vida do Vovô. Já as equipes paulistas devem se confirmar na Copa Sul-Americana do ano que vem, sem chances de Libertadores e de rebaixamento.
Já o Ceará, que busca sair da zona de rebaixamento, terá o cenário oposto do rival, visitando Corinthians e Avaí, e fechando o campeonato recebendo o Juventude, mas com os portões fechados. Nos dois jogos fora de casa, também não terá carga de ingressos como visitante, devido a punição do STJD pelas confusões causadas na partida contra o Cuiabá. Apesar da dificuldade do primeiro confronto, contra o Corinthians, um dos melhores mandantes do campeonato.
O Vovô deve enfrentar um Avaí já rebaixado ou muito próximo disso, e, por último, recebe o Juventude, lanterna do campeonato, que já está matematicamente na segunda divisão e não almeja mais nada na competição. Avaí e Juventude, inclusive, os dois últimos adversários do Ceará, são as únicas duas equipes com campanha pior que a do Vovô no segundo turno. O Alvinegro venceu apenas uma partida, mas empatou sete e perdeu oito. A equipe catarinense também venceu apenas uma, mas somou menos pontos que o clube cearense nos outros jogos, enquanto os gaúchos não venceram no segundo turno.
Os números preocupam o Ceará, que mesmo em caso de três vitórias nos últimos três jogos, terminará com o menor número de vitórias da equipe no campeonato de pontos corridos. Caso consiga o 100% de aproveitamento, o Vovô chegará a nove triunfos. A menor marca registrada pelo Alvinegro foi de 10 vitórias, em quatro ocasiões, nos anos de 2010, 2018, 2019 e 2011, ano que foi rebaixado para a Série B.
