Menu

Escola Madiana Romcy volta às apresentações após 3 anos por conta da pandemia

Foto: Arquivo Pessoal

“A arte existe porque a vida não basta”. A célebre frase do escritor Ferreira Gullar ganha tons na realidade cotidiana de quem vive do fazer artístico e encontra no público a sintonia adequada para seguir em frente. Durante a pandemia de covid-19, a relação direta, física, com a plateia, foi prejudicada pelas necessidades impostas pelo isolamento social, marcas que ainda são sentidas, mas que, por outro lado, potencializam o retorno ao ‘novo normal’.

A tradicional Escola de Dança Madiana Romcy, em Fortaleza, passou três anos sem apresentações presenciais por conta do isolamento social. Em 2022, escolheu a temática do Circo, com suas cores, cheiros e sabores tão peculiares, para retornar aos ‘picadeiros’ da Capital cearense. “Estamos há três anos sem fazer espetáculo por conta da pandemia. A gente faz, normalmente, ano sim e ano não. O último aconteceu em 2018″, explica a diretora Madiana Romcy, em entrevista ao OPINIÃO CE.

A apresentação de estreia O Circo acontece nos próximos sábado, 29, e no domingo, 30, no Teatro RioMar, na Capital cearense. “Para este [espetáculo], pensei em dois temas: Frank Sinatra e Circo. Acredito que o circo ficou mais leve, mais alegre. Até por conta da pandemia, é legal algo mais animado, que as pessoas possam sorrir. Resolvi fazer o Circo”, conta Madiana Romcy.

Apresentação

Ao todo, a apresentação terá 165 artistas, entre crianças, jovens e adultos. O público poderá estar envolvido na temática circense durante 1h10, de forma ininterrupta, onde será possível passear pela vivência do circo, desde a entrada, repleta de muita pipoca e algodão doce, ao aguardado picadeiro. “Está todo mundo super empolgado. Como não temos mais animais no circo, o único bicho no espetáculo será o coelho, que sai da cartola do mágico. A expectativa é grande, tanto dos alunos como dos pais. As meninas estão ensaiando, sem faltar. Está fazendo muito bem tanto para as crianças, as adolescentes, para as adultas, e até para os pais“, destaca Madiana Romcy.

“Mostramos o que acontece fora do circo, onde tem balão, algodão doce, pipoca, até entrar no picadeiro. Começa com o pessoal querendo entrar no circo. Aí temos as ‘baleiras’, que são bailarinas mesmo, pipocas, algodão doce, balões. Tudo que tem no circo. Ao entrar, as apresentadoras e o mágico estarão sempre introduzindo as músicas, com suas narrativas e estimulando a plateia. Dentro, a gente tem as palhacinhas, os coelhos, o equilibrista, as bailarinas, malabaristas, mágico, trapezistas. Tudo que acontece no picadeiro”, narra a diretora.

O espetáculo possui 13 diferentes personagens do universo circense. As músicas, em sincronia com o ambiente, foram selecionadas para lembrar a infância e instigar a imaginação. “Temos músicas clássicas, mas temos músicas de circo mesmo. Está bem versátil. É um programa para toda a família“, detalha Madiana. “Colocamos crianças de 3 anos a pessoas de 30 anos no espetáculo. Ao todo, 60% são de crianças; 30% de jovens e 10% de adultos“, finaliza.

Foto: Arquivo Pessoal

Escola

A Escola de Dança Madiana Romcy ministra aulas de ballet clássico para crianças, jovens, adolescentes e adultos. A diretora e bailarina da Escola, Madiana Romcy, tem formação na Escola do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (1982-1986) – atualmente, Escola de Dança Maria Olenewa -, e no curso superior de Educação Física na Universidade de Fortaleza. Romcy realizou cursos no exterior com bolsas de estudo no Joffrey Ballet, New York City, e Método Russo de dança na Universidade de Michigan.

O curso de ballet pode auxiliar no treinamento de outras modalidades de dança, possibilitando que os alunos consigam ter uma postura ideal, além de elegância, ritmo e musicalidade, equilíbrio, flexibilidade, e expressão corporal adequados. O ballet também ajuda na concentração e na memória, promove a autodisciplina e incentiva a autoconfiança, assim como pode corrigir determinados problemas físicos e posturais.

Serviço

Espetáculo O Circo

  • Data: 29 e 30 de outubro, a partir das 19h
  • Duração: 1h10
  • Local: Teatro RioMar Fortaleza, R. Des. Lauro Nogueira, no Papicu
  • Valor: R$ 70,00 (disponível até esta quinta-feira, 27)
  • Confira mais detalhes no perfil oficial da Escola.

Deixe um comentário