Menu

Capital realiza ação em prol do Dia Mundial da Vacinação contra a Poliomielite

Foto: Beatriz Boblitz

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza realiza nesta segunda-feira, 24, ações em prol da vacinação contra a poliomielite, data em que o Brasil chama atenção para a doença, com o Dia Mundial do Combate a Poliomielite, que atinge crianças e adultos, podendo atacar o sistema nervoso e provocar, inicialmente, paralisia dos membros inferiores.

As equipes de saúde dos 116 postos de saúde da Capital estão mobilizadas para alertar pais e responsáveis sobre a necessidade do esquema vacinal completo contra a doença, incluindo a dose extra da pólio oral (gotinha – VOP), ofertada na campanha que segue até o dia 31 de outubro. O intuito é vacinar as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de maneira indiscriminada, desde que já tenham recebido as três doses da vacina inativada contra pólio (VIP).

“A conquista da erradicação se deve as vacinas, por isso, não podemos nos descuidar, pois o vírus ainda circula no Paquistão e Afeganistão, considerados países endêmicos. Recebemos no Brasil certificado de eliminação da Pólio em 1994 e devemos lutar para seguir sem a doença. A dose extra, ofertada atualmente na campanha, é de extrema importância, assim como as demais que compõem o esquema vacinal completo contra a Paralisia Infantil”, afirma Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização de Fortaleza.

Na Cidade, 130 mil crianças devem ser imunizadas com a dose extra. Do total, 67.517 foram vacinadas até a última quinta-feira, 20, o equivalente a 52% do público. A meta definida pelo Ministério da Saúde de 95% trata-se da vacina de rotina para poliomielite, aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade. A dose extra da vacina é destinada para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias que já completaram o esquema completo da vacina de rotina, aos 2, 4 e 6 meses de idade.

ESQUEMA VACINAL
1ª dose: aos 2 meses através de injeção (VIP)
2ª dose: aos 4 meses através de injeção (VIP)
3ª dose: aos 6 meses através da injeção (VIP)
1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP)
2º reforço: menores de 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP)

Deixe um comentário