O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) desembarcou nesta segunda-feira, 17, na Espanha, a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O objetivo apresentar iniciativas da Capital cearense a investidores estrangeiros, buscar parcerias e atrair novos investimentos. Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal apresentará a experiência a ferramenta Nina, que visa combater o assédio sexual contra mulheres no transporte coletivo da Capital.
Sarto participa da Cumbre Ibero-Americana de Agendas Locais de Gênero, que acontece em Santa Coloma de Gramenet, em Barcelona. Durante a viagem de Sarto, o vice-prefeito Elcio Batista assume a Prefeitura interinamente. A 6ª Cumbre Ibero-Americana “Novos desafios globais, novas respostas das agendas locais de gênero” contará com a participação de gestores e gestoras da América do Sul e também da Espanha.
Pelas redes sociais, ao desembarcar na Espanha, o prefeito Sarto destacou a importância do evento. “É um prazer muito grande representar Fortaleza”, iniciou. “Vamos falar das experiências que temos tido de proteção às mulheres de Fortaleza”.
Ver essa foto no Instagram
A programação terá início na terça-feira, 18, com a realização do credenciamento, da conferência inaugural e da cerimônia de abertura. Ao longo do dia, haverá ainda Diálogo Político de Líderes Mulheres Ibero-Americanas e Tabela de Diálogo – Territorializando Políticas de Gênero. Na quarta-feira, 19, o prefeito comporá painel que reúne experiências municipais com foco no tema “A mobilidade humana das mulheres nos municípios ibero-americanos”. No painel, o gestor compartilhará experiência de Fortaleza com a ferramenta Nina.
Parceria
A CAF vem sendo parceira estratégica da Prefeitura de Fortaleza e apoia a implementação da ferramenta Nina, projeto em fase piloto que denuncia o assédio à mulher no transporte público. A iniciativa fortalece as ações do Município contra a violência de gênero. Tendo sua segunda versão lançada em setembro, a ferramenta permite denúncias de assédio pelo WhatsApp.
O debate será moderado pela líder da Área de Gênero do Escritório Regional do PNUD para a América Latina e o Caribe, Guilhermina Martin, e terá participação: da prefeita do município de Valdivia (Chile), Carla Amtmann Fecci; da secretária de Governo da Prefeitura de Barranquilla (Colômbia), Jeniffer Villarreal de Hoyos; do subdiretor de migrantes na Secretaria de Inclusão e Bem-Estar Social da Cidade do México (México), Jorge Omar García Hidalgo; da vice-prefeita de Esquipulas (Guatemala), Gloria Leticia Portillo Chacón; e de um representante do Conselho Provincial de Almería (Espanha).
Também na quarta-feira, a programação inclui conferência técnica, workshop “Mobilidade humana e igualdade de gênero”, além de Diálogo Aberto com a cidadania. Na quinta-feira, 20, o prefeito Sarto retorna ao Ceará.
Conferência
Realizada de 18 a 21 de outubro, a 6ª Cumbre Ibero-Americana é organizada pelo Conselho Municipal de Santa Coloma de Gramenet e pela União Ibero-Americana de Municipalistas, juntamente com a ONU Mulheres, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a CAF, a Comissão Interamericana de Mulheres (CIM) da Organização dos Estados Americanos (OEA), a Secretaria-Geral Ibero-Americana e a Rede Ibero-Americana de Municípios pela Igualdade de Gênero, entre outras entidades.
Nina 2.0
A ferramenta de mapeamento de denúncias de assédio sexual no Transporte Público Nina 2.0, lançada no último dia 14 de setembro, recebeu 73 denúncias ao longo do primeiro mês de funcionamento, sendo 57 delas realizadas pela própria vítima e 16 por alguma testemunha. O serviço está disponível no aplicativo Meu Ônibus, da Prefeitura de Fortaleza, e faz parte do Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Público. As denúncias são totalmente sigilosas e ficam registradas de forma anônima.
Quem faz a denúncia poderá incluir o relato e as imagens em um boletim de ocorrência, que pode ser formalizado pela vítima na delegacia mais próxima.
Das denúncias coletadas ao longo do primeiro mês, 63% foi realizada após o ocorrido, sendo os ônibus, ou seja, no interior dos veículos, o local de maior número de ocorrências, um total de 56 queixas. A faixa etária das pessoas que denunciam, geralmente mulheres, é em sua maioria de 21 a 40 anos. Entre as formas de assédio mais relatadas, tem-se: intimidação (13), tocar-se (11), apalpar ou encoxar (25) ou perseguição (08).
