Começa nesta sexta-feira, 7,a 32ª edição do Cine Ceará, que reúne produções e documentários ibero-americanos, nacionais, além de produções cearenses. Com programação gratuita, estão previstas mais de 50 produções que serão exibidas em Fortaleza, até o próximo dia 13 de outubro. Os filmes da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem irão concorrer ao Troféu Mucuripe em 10 categorias e reúnem títulos de oito países.
A abertura está marcada para às 19h, no Cineteatro São Luiz. Na ocasião, a atriz Camila Pitanga será homenageada pelo festival e receberá o Troféu Eusélio Oliveira. A noite de abertura contará também com uma apresentação especial da Camerata da UFC. Na tela do cinema, será exibido o curta Se Liga ou Se Choque, realizado por alunos que participaram do Projeto Compartilha Animação, promovido pela Enel. Em seguida, terá início a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, com a projeção de um dos oito filmes selecionados, A filha do palhaço, do diretor cearense Pedro Diógenes.
Além de Camila Pitanga, o Cine Ceará homenageará nesta edição a atriz e produtora Teta Maia, no dia 12, e o músico Ednardo, no dia 13, durante a solenidade de encerramento. São três nomes que têm suas carreiras marcadas pelo cinema, nas telas e bastidores.
Premiação
A Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, com premiação em 3 categorias, apresenta curtas nacionais vindos de seis estados do Brasil, além do Ceará. Ambas, as mostras, terão os filmes exibidos no Cine Teatro São Luiz. Outros 10 curtas e 4 longas selecionados que compõem a “Mostra Olhar do Ceará” serão exibidos no Cinema do Dragão.
Além das mostras oficiais, das homenagens e debates, as exibições paralelas “Melhor Idade” e “Acessibilidade”, apresentações culturais e cinema de rua na Praça do Ferreira, localizada no centro de Fortaleza, completam a maratona cinematográfica desses 7 dias de Cine Ceará. No site cineceara.com é pissível saber como adquirir os ingressos para as sessões e participar dos debates.
