Menu

Maternidade realiza triagem neonatal para prevenir doenças em recém-nascidos em Caucaia

Alguns exames realizados nas primeiras horas de vida do recém-nascido são fundamentais para prevenir e diagnosticar doenças. Na Maternidade Santa Terezinha, em Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza, os bebês são submetidos, até 48h após o nascimento, a uma triagem neonatal para identificar problemas congênitos de audição, visão e coração. O diagnóstico pode ser feito a partir dos testes do olhinho, pezinho, coraçãozinho, orelhinha e linguinha.

A unidade realiza, em média, 200 partos por mês e todos os bebês passam pela triagem neonatal.

Os testes, feitos por uma equipe composta por enfermeiros e médicos neonatologistas, pediatras e oftalmologistas, são importantes para a detecção precoce de doenças que costumam não apresentar sintomas imediatos. Os profissionais verificam se o bebê possui alteração cardíaca, comprometimento de visão e audição ou limitação nos movimentos da língua, o que pode comprometer a amamentação e, futuramente, a fala.

“Os exames são capazes de diagnosticar doenças que, quanto mais cedo identificadas, apresentam melhores chances de tratamento, podendo prevenir sequelas graves e até mesmo óbitos”, explica Geórgia Mota, enfermeira neonatologista da Maternidade Santa Terezinha.

O teste do coraçãozinho, por exemplo, é feito nas primeiras 24h de vida do recém-nascido. Um sensor colocado na mão direita e em um dos pés do bebê é capaz de medir a frequência cardíaca e a concentração de oxigênio no sangue. “Quando o exame dá alterado, a gente solicita um mais detalhado, como um ecocardiograma, para um diagnóstico mais preciso. Se ficar evidenciado que há uma doença cardiológica, a criança será encaminhada para o especialista”, detalha Laura de Castro, pediatra neonatologista.

Foto: Divulgação

Cuidados especiais

Os recém-nascidos que apresentam alterações cardíacas ou respiratórias recebem, ainda, cuidados especiais ao longo do período de internação.

Os leitos das incubadoras mantêm a temperatura aquecida e permitem o monitoramento da frequência cardíaca e da saturação de oxigênio. A unidade de saúde reforçou o atendimento, adquiriu novos equipamentos e reestruturou o espaço físico dos leitos. Atualmente a maternidade conta com cinco incubadoras e quatro berços aquecidos. “Isso significa que, se for necessário atender casos mais graves, o bebê será assistido enquanto aguarda a transferência para uma unidade de porte terciário“, completa a médica.

Para prevenir a doença hemorrágica em recém-nascidos, também é ofertada suplementação de vitamina K no momento do nascimento. “É muito frequente que o bebê nasça com deficiência dessa vitamina, o que pode levar a um quadro de hemorragia gástrica. Por isso, é fundamental fazer aplicação intramuscular de vitamina em todos os bebês”, acrescenta a médica.

Maternidade Santa Terezinha

A unidade de saúde está na rede da Prefeitura de Caucaia e é gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS. A instituição funciona 24h e atende pacientes do próprio Município e de nove cidades do interior do Ceará. Cerca de 1.200 mulheres são assistidas, por mês, pela unidade, que oferece serviços de obstetrícia, ginecologia, atendimento ambulatorial e exames de imagem.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por neonatologistas, cirurgiões pediátricos, obstetras, ginecologistas, oftalmologistas, dentista, anestesistas, enfermeiros neonatologistas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos.

Em 2021, a Prefeitura inaugurou a sala de parto humanizado, com uma equipe de profissionais com médico e enfermeira obstétricos, técnicos de enfermagem e também médico neonatologista, além do quadro assistencial com psicólogas que atuam no suporte emocional e assistente social, que dá apoio na garantia do direito da gestante. Além do parto humanizado, a maternidade oferece serviços, tais como arte na barriga das gestantes, entrega do certificado e do primeiro registro dos recém-nascidos e imagem da placenta.

Deixe um comentário