Menu

Projeção é de 465 mil passageiros no Pinto Martins em outubro

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, projeta para o próximo mês um fluxo de 465 mil passageiros no terminal, tanto para voos domésticos quanto para voos internacionais. Em comparação com o ano passado, no mesmo período, quando o aeroporto recebeu 399 mil passageiros, o número representa um crescimento de aproximadamente 15%.

De acordo com previsão da Fraport Brasil cedida ao OPINIÃO CE, a média mensal de voos em outubro deste ano será de 3.301 voos – destes, 3.202 domésticos e 99 internacionais. Em relação a outubro de 2021, quando os índices da pandemia estavam mais altos, a quantidade mensal de voos diminuiu. Nesse mesmo período, no ano passado, o aeroporto registrou 3.958 aeronaves, tanto em viagens locais quanto em voos para fora do país.

Contudo, a expectativa é de que a quantidade de passageiros para outubro próximo seja bem maior do que o número registrado no mesmo mês, em 2021. Em voos domésticos, a previsão para 2022 é de 444 mil, enquanto em outubro do ano passado, o Fraport catalogou 386.979 voos. O número de viajantes em voos internacionais em outubro também é esperado que aumente em relação a 2021.

Para este ano, o Aeroporto de Fortaleza aguarda 21 mil passageiros em voos de fora do Brasil, número 42% maior do que o do ano passado, quando foram contabilizados 12.126 viajantes.

Para outubro deste ano, as principais origens e destinos dos voos domésticos são Aracati, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Congonhas/SP, Guarulhos/SP, Juazeiro do Norte, Maceió, Manaus, Natal, Parnaíba, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, Teresina e Vitória. Para voos internacionais, a expectativa é de que os principais sejam Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires.

NÚMEROS DO BRASIL

Conforme dados oficiais, no mês passado, foram 4.003 desembarques no país, o que representa 80,71% da capacidade demonstrada pouco antes do início da pandemia, em março de 2020. Se comparado agosto de 2021, houve acréscimo de 232,35% nas conectividades internacionais.

De acordo com a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), até julho deste ano, a malha aérea internacional mantinha viés de alta, acima dos 70% da capacidade de 2019, mas ainda não havia superado os 80%.

Atualmente, os continentes que mais possuem conectividade com o Brasil são a América Latina, com 2.068 voos mensais; a Europa, com 1.045 voos; e a América do Norte, com 762 voos. A conectividade com Estados Unidos e Canadá, em agosto último, aumentou 28,36% em relação ao mês de julho, também deste ano.

Deixe um comentário