Menu

Após 4 décadas, Hospital Municipal de Aracati é certificado pela Vigilância Sanitária

Pre
Foto: Divulgação/Prefeitura

O Hospital Municipal Eduardo Dias, no município de Aracati, recebeu, após 41 anos de existência, sua primeira certificação de funcionamento de acordo com todas as normas da Vigilância Sanitária. Mesmo em atividade há 4 décadas, o HMED pela primeira vez conseguiu superar essa etapa de qualidade em serviço prestado. Para a certificação foi fundamental a implantação de equipe multiprofissional de saúde, seguindo todas as normas técnicas.

Um dos exemplos de procedimentos realizados pelas equipes é o trabalho multiprofissional na cozinha do hospital, que garante que as refeições sejam as mais adequadas possíveis.

A gestão municipal também destaca a aquisição de maquinários, como do autoclave, como fator importante, já que é um equipamento essencial para a esterilização de instrumentos diversos utilizados no hospital. Antes, o HMED estava com todos os tipos de deficiências como móveis e maquinários antigos, além de problemas como formigueiros, cupinzeiros, estrutura física precisando de reforma.

Novo HMED

Ao todo, são 82 leitos distribuídos em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Clínica Traumatológica. Além desses setores, o prédio está em obra para comportar a ampliação do Centro Cirúrgico e Sala de Recuperação Pós-anestésica. A unidade ocupa uma área de 5.729,71 m² com todos os ambientes climatizados. Em suas novas instalações foram apliacos o piso e a pintura. No andar superior, todas as estruturas foram reformadas: Internação, Ambulatório, Bloco Administrativo, Unidade de Terapia de Urgência – UTU, recepções, banheiros, Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação Pós-anestésica e Emergência.

Em 2021, o hospital recebeu um novo Centro de Imagem, com equipamentos de última geração, como os aparelhos de ultrassonografia e tomografia computadorizada. No mesmo ano, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Xavier Maia – UPA foi transferida de bairro e, hoje, funciona de forma integrada ao HMED. Segundo a gestão, isso permitiu um melhor fluxo de pacientes e possibilita maior agilidade na mobilidade para todos que necessitam do serviço, principalmente em casos urgentes.

Deixe um comentário