Menu

Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza será lançada nesta terça-feira, 26, na Capital

Foto: OPINIÃO CE

Como forma de celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta terça-feira, 27, a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) lança na data, em evento fechado para convidados, a Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza. O novo projeto oferece uma experiência sensorial gastronômica que propõe a harmonização dos ingredientes utilizados na preparação dos pratos com números musicais. Cinco restaurantes de Fortaleza participam da rota: O Banquete, Café Ilha, Culinária da Van, Geppos e Mayú.

Da culinária regional, inspirada em canções de Luiz Gonzaga e Belchior, até pratos da gastronomia italiana, passando pela bossa nova e por sabores dos ritmos não lineares do jazz de Nova Orleans, a proposta é surpreender moradores e turistas com uma experiência sensorial única.

Criado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) e com o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o projeto será realizado sempre às terças-feiras, às 19h30. Nesta primeira fase do projeto, a degustação será realizada em um restaurante a cada semana, de outubro a dezembro de 2022.

A Rota da Gastronomia Cultural faz parte dos projetos de turismo de experiência lançados pela Setfor em 2022. “Com esse projeto especificamente, estamos focando em um público que quer consumir produtos exclusivos e de alta qualidade, de uma maneira envolvente. Cada restaurante tem sua própria identidade e entrega uma experiência diversa, traduzindo diferentes culturas e gastronomias, por meio da música e de uma releitura de receitas e temperos originais, em momentos marcantes e únicos”, comenta Alexandre Pereira, secretário do turismo de Fortaleza.

“Esse projeto une uma diversidade de gastronomia muito rica atrelada à música. Ele vai trazer uma fusão de sensações, de sabores, muito interessante, que vai fomentar muito a economia e o turismo aqui no nosso Estado”, avalia Taiene Righetto, presidente da Abrasel-Ce.

“Esperamos que essa iniciativa se perpetue e cresça, para envolver cada vez mais restaurantes, de forma que possamos receber ainda melhor o nosso turista e o fortalezense, passando pra eles uma experiência que irão levar para o resto da vida”, conclui. Cid Alves, presidente em exercício do Sistema Fecomércio Ceará, destaca a relevância da iniciativa para a economia da Cidade.

“É uma oportunidade de fortalecer dois segmentos importantes para o desenvolvimento do nosso Estado: o turismo e a gastronomia. Nesse contexto, o Sistema Fecomércio chega para somar, através dos braços social e de educação profissional, Sesc e Senac. A culminância dessa parceria representa uma conquista coletiva e que, sem sombra de dúvidas, vai contribuir com a valorização da economia regional e da cadeia gastronômica do Ceará”, avalia.

A seleção dos estabelecimentos integrantes da rota seguiu indicação da Abrasel. Já a curadoria das atrações musicais ficou a cargo do Sesc/Ce.

Deixe um comentário