A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Ceará realiza, nesta sexta-feira, 23, Consulta Pública para criação da Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual do Pico Alto. A reunião acontece às 14h30, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no Campus Guaramiranga, e contará com a presença do titular da Sema, Artur Bruno.
“É um espaço onde a população e todas as partes interessadas são informadas sobre os propósitos da criação da UC e onde poderão também, contribuir com informações e sugestões”, disse Bruno.
O Pico Alto, inserido no Maciço de Baturité, é protegido pela Lei da Mata Atlântica por conter formações florestais nativas do bioma e ecossistemas associados à Mata Atlântica no Ceará. Trata-se de uma área belíssima e de onde contempla-se a Caatinga de um lado e do outro, a Mata Atlântica. Estudos apontam que são 265 espécies de plantas, 200 aves, 34 mamíferos, 28 anfíbios e 44 répteis que compõem a diversidade biológica da área, o que demonstra a importância da preservação da área para a manutenção da biodiversidade.
De acordo com Bruno, será a 15ª UC criada nas gestões Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (sem partido) e, até o fim do ano, serão criadas mais quatro, todas no Cariri. “Assumimos em 2015 com 23 UCs e devemos entregar 42”, afirma Bruno.
A criação de uma UC está diretamente ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados em 2015 pelas Nações Unidas. O ODS 15 – Vida terrestre afirma a importância de “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade”.
Os trabalhos técnicos para criação do Parque Estadual do Pico Alto estão sendo realizados pela equipe de pesquisadores do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Semace/Funcap e pela Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA), com o apoio da gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité.
