A Biblioteca Pública Ceará (Bece) tem uma programação para o público interessado na literatura para esta sexta-feira, 16, e o final de semana. Confira as atrações. A programação começa com o escritor Alexandre Barbalho, no programa de entrevistas “História de quem lê”, com o lançamento de seu novo livro “Através”. O evento está marcado para às 18 horas desta sexta-feira, no salão Multiuso 1, com classificação livre e gratuita para o público.
Alexandre Barbalho é escritor, historiador e professor com licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), além de doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O autor já publicou os livros de poemas “Passeio Público” (1996), “Central: Sertão” (2002), “Entre” (2010) e “Lisboa” (2015).
SÁBADO
Neste sábado, 17, o Clube de leitura “Meu tempo é hoje” inicia a programação da Bece às 9h30. O grupo é voltado para leitores mais experientes, geralmente pessoas com mais de 50 anos, com muito amor pela leitura e compartilhamento de histórias.
Funcionando como uma roda de conversa, o grupo traz dois temas: “O que você está lendo agora?” e “Qual um livro marcante para você?”, onde o público interage falando sobre seus apreços pessoais. O evento ocorre no Tamarindeiro e é livre e gratuito para todos os públicos. Ainda pela manhã, às 10 horas, o grupo Aquarela Entretenimento apresenta o projeto “Pequenas Grandes Histórias”, com o espetáculo “Conta pra gente, histórias fantásticas daqui.” Com criações inéditas mescladas com o folclore brasileiro, são exibidas as histórias “Um Saci na Colônia”, “Saci Vinha de Trem” e o “Lobisomem da Pacatuba?” O evento voltado para o público infantil ocorre no Alpendre da Bece, com classificação livre e gratuita.
No período da tarde, o projeto “Pequenas Grandes Histórias” dá prosseguimento, mas com a educadora Camila Barbosa, que apresenta o espetáculo “Histórias que fazem sonhar.” A sessão conta histórias tradicionais, que viajam o mundo pela boca de contadores, sem ter um autor definido. Autora do espetáculo, Camila é contadora de histórias, arte educadora e produtora cultural, tendo participações em festivais de contação de histórias em Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto (Portugal). O evento ocorre às 15 horas, no Alpendre, com entrada gratuita e livre para todos os públicos.
DOMINGO
Para encerrar o final de semana de leitura, Camila Barbosa apresenta novamente o espetáculo “Histórias que fazem sonhar”, desta vez às 10 horas do domingo, 18. A Aquarela Entretenimento também volta a apresentar o “Conta pra gente, histórias fantásticas daqui”, às 15 horas. Durante o dia, haverá o “Rolê da Bece”, uma intervenção literária com Graffiti da Dinha, que ocorrerá na Sede do Raízes da Periferia, no bairro Moura Brasil, entre às 9 e 17 horas. Alexsandra Ribeiro, vulgo “Dinha”, é uma artista visual cearense que trabalha com grafite de rua há 14 anos, trazendo a temática da mulher negra na sociedade. A artista possui trabalhos fora do país, em Tucson/Arizona (EUA), Lima (Peru) e Santiago (Chile).
