Após uma série de singles, o artista cearense Álec lança nesta sexta-feira, 16, nas plataformas digitais, o seu EP de estreia: “Fantazia”. O lançamento é acompanhado pelo videoclipe de “Suco de Maçã”, presente no projeto, que estará disponível às 12h no YouTube. O compilado de músicas é composto por cinco faixas inspiradas pela efervescente cena do pop nacional, como Duda Beat e Jão, junto ao internacional, com Lorde e James Blake. O resultado é uma experiência imersiva pop reunindo o melhor do pop e alternativo.
Gravado no começo do ano em Belém do Pará, o EP foi concebido a partir da inquietação de Álec sobre a dualidade em conciliar o mundo da idealização dos sonhos com a realidade e vontade de viver esses desejos. Nas canções, o cearense apresenta um manifesto sobre a sua geração, ao encarar os desafios da vida adulta, ansiedade, vida amorosa, frustrações e se encontrar consigo mesmo.
“Ao olhar de cima esse conjunto de cantigas, em grupo, parece um manifesto de raiva ao “não real”. Sons e letras que imploram para que a vida, de fato, aconteça logo. Quero que alguém me belisque, que eu fuja do sonho e realize mais. Eu chamo essa sede do real de: ‘Fantazia'”, comenta o cantor.
Além das faixas já conhecidas, a narrativa passa pela refrão pop contagiante com batidas tropicais em “Santuário”, que mostram a jornada do autoconhecimento e amor próprio. As reminiscências do passado no presente, em um pop antêmico que flerta com a música alternativa, em “Nostalgia”. Por fim, “Fóssil”, uma balada melancólica que reflete sobre o existencialismo e legado. Sobre esse conjunto de músicas, Álec acredita ser um compositor sensível e observador, ao transformar todas suas emoções em letras de canções.
“Quis expressar a mistura de sentimentos em tentar realizar meus sonhos, clamando por realizações, enquanto vivo minha vida de um jovem de 20 e poucos anos, pagando as contas no limite, dividindo apartamento com os amigos. Espero que peguem essas músicas do jeito que for confortável para cada um, mas que as usem como combustível para seguir atrás das suas vontades, respirando, parando mas sempre continuando a estirar sua própria bandeira”, conta o cantor.
História
Nascido em Fortaleza, Álec tem 24 anos e começou o seu trabalho autoral na música oficialmente em 2020. Mesmo gravada em casa e não estando mais disponível nas plataformas digitais, sua primeira música ganhou destaque na Hotlist do site Rolling Stone Brasil, apontado como “um começo brilhante na carreira”. Além disso, o single “Dublê” (2021) entrou na playlist oficial de “Virais de Fortaleza”, no Spotify Brasil. O seu mais recente lançamento, “Romance”, repercutiu em grandes portais de música.
Álec também participou do “Festival Musicalize Em Casa” (2020) junto a inúmeros artistas da cena nacional, como Roberta Campos e Getúlio Abelha.
A paixão em fazer música começou cedo e, por isso, Álec passava tardes em seu quarto experimentando o universo da composição e poesia. Sem antecedentes musicais na família e com poucos recursos, para fazer seu próprio som, precisou aprender tudo sozinho. Com o passar dos anos, aprimorou a sua produção musical e composição, dando início a criação do seu repertório autoral. Agora, em 2022, seus planos são mais ambiciosos, pretendendo fazer a maior quantidade de shows possíveis para divulgar o seu novo repertório.
Serviço
EP, “FANTAZIA” e videoclipe “SUCO DE MAÇÔ
- Link de Imprensa do Clipe
- Lançamento: 16/09, sexta-feira.
