Menu

Grupos bolsonaristas promovem eventos pelo Brasil com frases antidemocráticas

Foto: TV Globo/Reprodução

Fortaleza e outras capitais brasileirais registraram, nesta quarta-feira, 7 de Setembro, manifestações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Em algumas dessas manifestações, foram registradas faixas e cartazes com frases antidemocráticas. Algumas, inclusive, em outros idiomas, como inglês e espanhol, em defesa de uma intervenção das Forças Armadas e dissolução de órgãos do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, além do fim do Congresso Nacional.

A Constituição Federal de 1988 proíbe intervenção militar sob pretexto de “restauração da ordem”. As informações são do G1. Segundo o portal de notícias, até as 15h50, haviam registrados 31 atos a favor de Bolsonaro em 14 estados mais o Distrito Federal. Em Fortaleza, a concentração dos atos começou na Arena Castelão. Os manifestantes saíram em uma carreata em direção à Praça Portugal, onde está montado um palco. O evento é organizado, na Capital cearense, pelo movimento Endireita Fortaleza. 

“É um movimento para a liberdade do Brasil. Espero que o presidente seja reeleito para que nos dê uma nova esperança para o nosso País”, destacou Manoel Bezerra, um dos apoiadores presentes no evento. “A importância do 7 de Setembro é mostrar que está vivo, no coração do brasileiro, o anseio por liberdade”, frisa, por sua vez, a vereadora de Fortaleza, Priscila Costa (PL).

Outros estados

No Distrito Federal, grupos favoráveis ao presidente se reuniram no local onde ocorrem as comemorações oficiais do 7 de Setembro. Algumas faixas pediam intervenção militar e diziam que o país vive sob uma “ditadura da toga”, fazendo referência ao STF. Em São Paulo, mesmo sob chuva, os manifestantes se reuniram na Avenida Paulista em ato a favor de Bolsonaro. Muitos manifestantes foram vestidos de verde e amarelo e levaram bandeiras do Brasil. Cartazes em diferentes línguas também criticaram ministros do STF e entoaram pedidos para voto impresso com contagem pública.

No Rio de Janeiro, a manifestação aconteceu na Praia de Copacabana, inclusive com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Cartazes pediam “acionamento das Forças Armadas” e “limpeza do STF e do Tribunal Superior eleitoral”. Em Maceió, capital de Alagoas, alguns participantes levavam cartazes com recados direcionados ao Supremo Tribunal Federal, com frases do tipo: “os brasileiros exigem a saída dos juízes da suprema corte” e “fora, STF”.

Deixe um comentário