Após dois anos sem o desfile cívico-militar de 7 de Setembro em Fortaleza por conta da pandemia de covid-19, a Capital volta a receber, nesta quarta-feira, 7, a tradicional comemoração de forma presencial. O Dia da Independência neste ano ainda celebra os 200 anos do marco histórico. O desfile em Fortaleza deve acontecer a partir das 7h45, com concentração no Aterro da Praia de Iracema e percurso até o Mercado dos Peixes. Devem participar integrantes das Forças Armadas, de órgãos de segurança do Estado e civis.
Segundo informações da 10ª Região Militar, são esperadas cerca de 8.500 pessoas, sendo 2,2 mil militares do Exército. Também participarão órgãos de Segurança Pública do Estado e escolas das redes municipal, estadual e particular. O palanque principal do evento será montado no Náutico Atlético Cearense. Também serão empregados cerca de 120 viaturas, 37 motocicletas e 35 cavalos.
O controle de tráfego no entorno do evento deve começar já na noite desta terça-feira, 6, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Para tal, vagas de estacionamento ao longo da Avenida Beira-Mar, entre a Avenida Rui Barbosa e o Mercado dos Peixes, estarão proibidas. Na manhã de quarta-feira, ficarão bloqueadas a partir de 6h as avenidas Pessoa Anta, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão, entre Avenida Alberto Nepomuceno e Avenida Rui Barbosa, e Beira-Mar, no trecho compreendido entre a Avenida Alberto Nepomuceno e o Mercado dos Peixes.
Até as 7h, as respectivas vias serão liberadas apenas para acesso dos moradores, de acordo com a AMC. A interdição será total a partir de 8h. As informações são do G1.
