A Executiva Nacional do PSDB oficializou, nesta quinta-feira, 9, o apoio a Simone Tebet (MDB) como pré-candidata à Presidência. Com isso, os dois partidos, além do Cidadania, tentam viabilizar a chamada terceira via. Ao todo, foram 33 votos favoráveis e apenas um contrário, do deputado Aécio Neves (MG). Além disso, houve uma abstenção. Como adiantado pelo OPINIÃO CE, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) será o vice da chapa.
Segundo informações do Uol, houve itensa negociação sobre os palanques regionais, sobretudo no Rio Grande do Sul, para a tomada de decisão. No estado, o PSDB exigiu que o MDB apoiasse Eduardo Leite ao governo gaúcho, como contrapartida para abrir mão de um próprio nome ao Palácio do Planalto.
Nesta quarta-feira, 8, Simone postou nas redes sociais que o MDB, o PSDB e o Cidadania dão “mais um passo foi dado em direção à união do centro democrático”.
O PSDB havia escolhido, em novembro do ano passado, o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), como pré-candidato a presidente. No entanto, o paulista foi forçado a desistir da empreitada em maio após pressão da cúpula do partido. A avaliação é que os altos índices de rejeição de Doria atrapalhariam o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta a reeleição neste ano.
