Pelo menos 109 municípios registraram precipitações no Ceará, entre as 7h de segunda-feira, 30, e 7h desta terça-feira, 31, conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os maiores acumulados do último intervalo de 24h da quadra chuvosa 2022 (fevereiro a maio) foram observados nas cidades de Milagres (68 mm), Juazeiro do Norte (52 mm) e Santana do Acaraú (50,2 mm). Os dados são parciais e poderão ser atualizados ao longo do dia.
Confira as cinco maiores chuvas:
- Milagres (Posto: Comunidade Valdivino): 68 mm
- Juazeiro do Norte (Posto: Vila São Gonçalo-Marrocos): 52 mm
- Santana do Acaraú (Posto Açude São Vicente): 50,2 mm
- Barro (Posto Brejinho): 50 mm
- Caririaçu (Posto Caririaçu): 50 mm
Conforme previsão da Funceme, a previsão para esta quarta-feira, 1º de junho, é de céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões do Ceará. A mesma situação deve ser observada na quinta-feira, 2. Para o período da tarde e noite desta terça-feira, 31, é esperada chuva isolada nas macrorregiões da Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Cariri e faixa litorânea. Nas demais macrorregiões, há alta possibilidade de chuva.
Para quarta-feira e quinta-feira, a tendência é de maiores acumulados nas macrorregiões da faixa litorânea, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico e leste do Nordeste do Brasil, além de efeitos locais (temperatura, relevo e umidade) e sistema de brisa.
Quadra chuvosa
Segundo balanço parcial da Funceme, o Ceará fechou o mês de maio com 109.7 mm observados em todo o seu território. O valor representa um desvio positivo de 21.1% em relação à normal climatológica (90.6 mm), embora se mantenha dentro da média para o intervalo. Já em relação ao acumulado nos quatro meses da quadra chuvosa (fevereiro a maio), o observado foi de 614.7 mm – a normal para o período é de 600.7 mm. A nomenclatura considera a categoria “em torno da média” o acumulado entre 514,3 mm e 707,58 mm.
O observado segue o indicado pela Fundação Cearense no início do ano. O prognóstico climático divulgado em janeiro revelou uma previsão de 40% de chances da quadra chuvosa de 2022 ficar em torno da média.
