Menu

Fortaleza envia 475 colchonetes e 1.050 mantas às vítimas de temporais em Pernambuco

A Prefeitura de Fortaleza, através da Defesa Civil e da Secretária Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), enviou, neste fim de semana, um total de 475 colchonetes e 1.050 mantas às famílias vítimas no estado do Pernambuco devido às fortes chuvas no Grande Recife. A missão foi realizada em parceria com as empresas aéreas Azul e Latam. Já foram confirmadas pelo menos 44 vítimas no desastre que atinge o vizinho cearense. Pelas redes sociais, autoridades se sensibilizaram com os pernambucanos.

“Minha solidariedade ao estado de Pernambuco e às famílias atingidas pelas fortes chuvas nesta semana. Uma tragédia, que já resultou em dezenas de óbitos e feridos, além de centenas de desalojados e desabrigados. Conversei com o prefeito do Recife, João Campos, e coloquei a Prefeitura de Fortaleza à disposição para colaborar com o que for preciso. Em Fortaleza, estamos atentos e vigilantes, monitorando áreas mais críticas e a Defesa Civil segue preparada para agir, em caso de necessidade”, afirmou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

De acordo com titular da Sesec, coronel Eduardo Holanda, também foram colocadas à disposição lonas plásticas, redes e todos os itens que a Defesa Civil dispõe para apoiar a cidade do Recife nesse momento difícil. “Em parceria com as empresas aéreas, conseguimos, fazer o embarque de colchonetes e mantas pra ajudar a população. Continuamos em permanente comunicação com as autoridades da Prefeitura do Recife no sentido de ajudar no que for necessário”, reforçou Holanda.

Figuras políticas se sensibilizam

Também postaram mensagens de solidariedade a governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), e o ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal, Camilo Santana (PT). “Minha solidariedade ao povo pernambucano pela tragédia provocada pelas fortes chuvas no Estado, que causaram muitas mortes e deixaram centenas de desabrigados no Grande Recife e interior. Conversei por telefone com o governador Paulo Câmara e ofereci o apoio dos nossos Bombeiros e Defesa Civil para qualquer necessidade de auxílio nas operações de busca e salvamento”, publicou Izolda, no Instagram.

O ex-governador Camilo Santana também reforçou que entrou em contato com o governo pernambucano. “Minha solidariedade ao nosso vizinho estado de Pernambuco e especialmente às famílias das mais de 40 pessoas que perderam a vida com os deslizamentos provocados pelas fortes chuvas que afetam principalmente o Grande Recife. Falei por telefone com o governador Paulo Câmara, me solidarizando, assim como a governadora Izolda Cela que ofereceu apoio no que for necessário”, frisou.

Governo Federal

Neste domingo, 29, o presidente Jair Bolsonaro anunciou, pelo Twitter, que irá a Pernambuco para “se inteirar da tragédia” causada pelas chuvas. Até o momento, pelo menos 44 pessoas perderam a vida por conta de tempestades na região até este sábado, 29. A visita do presidente deve ocorrer nesta segunda-feira, 30. “Estamos atentos às fortes chuvas que atingem Pernambuco e outros estados do nosso Nordeste. Determinei ao @mdregional_br o monitoramento ininterrupto da situação, com o envio de equipes para prestar o auxílio necessário às autoridades locais no socorro às regiões afetadas”, disse Bolsonaro.

Neste domingo, equipes e titulares dos ministérios do Desenvolvimento Regional, da Cidadania, da Defesa, da Saúde e também das Forças Armadas foram até o local. Em coletiva de imprensa neste domingo, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, confirmou que há pelo menos 56 casos de desaparecidos, 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados.

Deixe um comentário