Mi – Festival de Música da Ibiapaba expande sua atuação e realiza ações gratuitas de formação musical nos municípios do Crato, no Cariri, e de Quixadá, no Sertão Central
Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br

O Mi – Festival Música da Ibiapaba, cujas inscrições estão abertas até o próximo dia 3, chega a sua 17ª edição reafirmando o propósito de celebrar a música regional e brasileira e contribuir no processo de de interiorização de políticas culturais e desenvolvimento da cultura musical do Ceará.
Neste ano, o evento expande sua atuação no Estado e realiza ações gratuitas de formação musical nos municípios do Crato, no Cariri, e de Quixadá, no Sertão Central.
A programação acontece entre os dias 25 de junho e 9 de julho, sendo de 4 a 5 em Quixadá e de 5 a 9 no Crato. O Cariri vai receber oficinas de canto popular, introdução à leitura musical, música de tradição, percussão popular, trombone, violino e viola, além de práticas de conjuntos, shows e encontros de bandas de música. Os encontros devem acontecer na Vila da Música.
Idealizado como um grande encontro de formação musical, o evento recebe professores renomados de todo Brasil. Entre os nomes que estarão ministrando oficinas no Crato estão Nana Mendonça (MG/RJ), David Calandrine (CE), Pantico Rocha (PB/CE), Marcos Sadao Shirakawa (SP), Liu Man Ying (China/CE) e Di Freitas (CE).
O Mi objetiva não apenas possibilitar o aperfeiçoamento de músicos e seus instrumentos, mas também construir redes de contato, estimular a formação de orquestras, bandas, corais e suas plateias, e valorizar toda a cadeia produtiva da música cearense e brasileira.
QUEM FAZ O FESTIVAL
O Mi – 17º Festival Música da Ibiapaba é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e o Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), a Prefeitura de Viçosa do Ceará e apoio da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo e Instituto Ecoa.
Podem participar músicos, estudantes de música, educadores musicais, pesquisadores musicais e demais interessados na área de música que atendam os pré-requisitos das atividades constantes na programação de formação do festival. Para se engajar nas atividades formativas, os interessados devem ter a idade mínima de 16 anos. O resultado da seleção dos participantes das oficinas está previsto para ser divulgado no dia 13 de junho.
SERVIÇO
Mi – 17º Festival Música da Ibiapaba
Onde: Viçosa do Ceará, Crato e Quixadá
Quando: de 25 de junho a 9 de julho deste ano
*Inscrições abertas até 3 de junho
