Menu

Identidade sertaneja

Passear pelo semiárido em tempos de seca é desolador, ainda assim nos deparamos com a beleza de um cacto que resiste verde porque acumula água em seu interior.

Foto: Divulgação

O homem reflete o meio. A frase se aplica nos ambientes filosófico, social e cultural. Não à toa, conseguimos identificar pessoas pelas características que absorvem dos lugares onde vivem. Não é regra, mas é bastante comum.

No caso dos sertanejos, me chama atenção as semelhanças entre homem e natureza. Semelhanças para além do aspecto físico, que refletem também no pensar, no agir, nos sentimentos que emergem de dentro para fora.

O homem do sertão tem pele marcada pelo sol, mãos calejadas pela enxada, olhar atento e uma força colossal. O corpo sertanejo é como a vegetação da caatinga, resistente, desafiadora, sucumbe em períodos difíceis e ressurge quando o tempo muda, quando a água chega.

Passear pelo semiárido em tempos de seca é desolador, ainda assim nos deparamos com a beleza de um cacto que resiste verde porque acumula água em seu interior. Os espinhos protegem a pequena reserva hídrica. Há sempre um pássaro melodiando entre galhos e uma paz no silêncio do roçado.

A casa do sertanejo também é triste na seca. Mas há uma porta aberta, uma panela de feijão no fogo, um agradecimento velado pelo poço no quintal de casa, ou pela cisterna que garante a água de beber. Mesmo quando até o básico falta, o sertanejo resiste como o cacto e deixa os espinhos a mostra para renascer pela dor.

E no inverno? E na fartura? Tudo muda. Os animais enchem os pastos, a força da água enche açudes, rios, córregos… as enxadas dançam nos roçados. Os sertanejos entram no ritmo. Trabalho intenso, casa cheia de vida e esperança. As panelas ganham mistura e sabores mais intensos, o corpo floresce como as árvores e pomares.

O sertanejo é mesmo um forte e o sertão é sua fortaleza. Há tanta identidade e tanta personalidade nesse território que as imagens do sertão se destacam além mar, seja pela tristeza dos períodos difíceis, seja pela beleza do cenário poético e melancólico. O sertanejo também chega imprimindo sua marca. Ele é reconhecido numa multidão, seja pelo corpo marcado e bruto, seja pelo encantamento da sua simplicidade.

Deixe um comentário