Levantamento indica que agricultura apresenta perspectiva positiva para este ano, apesar das condições climáticas adversas na Região Sul. Dados foram divulgados ontem pelo Banco Central

A atividade econômica brasileira registrou acomodação no quarto trimestre de 2021, mas com “divergência de resultados” entre os setores, segundo o Boletim Regional, divulgado nesta terça-feira, 22, pelo Banco Central (BC). O relatório diz que o setor de comércio registrou nova retração no trimestre e que o de serviços manteve trajetória positiva, enquanto a produção industrial registrou estabilidade.
O levantamento indica que a agricultura apresenta perspectiva positiva para 2022, apesar das condições climáticas adversas na Região Sul. Tendo por base o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), o levantamento avalia que as economias regionais apresentaram “desempenho heterogêneo no quarto trimestre”, em uma comparação entre o período outubro a dezembro de 2021 com julho a setembro do mesmo ano.
O Norte foi o que apresentou a maior queda (-1%), enquanto a maior alta ficou com o Centro-Oeste (0,9%). Nordeste e Sul tiveram crescimento (0,3%) e Sudeste apresentou queda (-0,4%). O Nordeste manteve, no último trimestre de 2021, ritmo de crescimento semelhante ao observado no trimestre anterior, “com expansão na indústria de transformação e retração dos serviços e comércio”.
Foi observado que, no caso do mercado de trabalho, o crescimento regional registrado em 2021 foi “insuficiente para retorno da atividade ao nível pré-pandemia”. A evolução favorável da construção contribuiu para a atividade regional, com geração de 41 mil postos de trabalho no ano.
A análise indica também que o Nordeste foi impactado pela interrupção e posterior retomada do auxílio emergencial no primeiro semestre. “No primeiro trimestre, o desempenho positivo da agricultura e da construção compensaram o efeito contracionista da interrupção do auxílio emergencial. No segundo, a expressiva queda da produção industrial foi o principal determinante da variação negativa do IBCR”, detalha o boletim. (Agência Brasil)
