Redação OPINIÃO CE
redaca@opiniaoce.com.br
Cerca de oito mil profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino participam nestas quarta-feira, 24, e quinta-feira, 25, a partir das 8 horas, do I Seminário Municipal em Diversidade e Inclusão: escola que acolhe.
Com uma programação que inclui palestras, mesas temáticas, atrações culturais e relatos de superação e resiliência de alunos, familiares e professores das unidades escolares, o seminário tem o intuito de proporcionar à comunidade escolar momentos de reflexão acerca dos desafios da educação inclusiva na contemporaneidade.
Com isso, a rede espera oportunizar espaços de discussão que fortaleçam as práticas pedagógicas e atendam às necessidades dos profissionais e estudantes. A iniciativa, da Secretaria Municipal da Educação (SME), ocorre no Centro de Eventos do Ceará.
A programação geral conta com a apresentação da atriz e poetisa Elisa Lucinda, com a palestra magna “Palavra é Poder”; mesa de debate com tema “Caminhos para a Construção da Escola Inclusiva” com as especialistas Sumika Soares (UFES), Rita Magalhães (UFRN) e Juliana Santana (Uece); palestra sobre “Equidade na Perspectiva da Diversidade e Inclusão”, com Francisco Soares, professor da UFMG; mesa temática “Inclusão Escolar: responsabilidade de todes” com Lilianne Dantas (UFC); Alessandra Wajnsztejn (FMABC) e Ângelo Oliveira (IFCE), além de apresentações musicais, exposições de arte, dentre outras atrações. Importante destacar que a programação será a mesma para os dois dias do seminário. Assim, a cada dia o evento receberá cerca de 4 mil profissionais da Rede Municipal.
Durante as atividades no Centro de Eventos, os participantes poderão conhecer a exposição “Na Ponta dos Dedos”, que faz parte do acervo do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF). A mostra conta com 20 obras produzidas durante a formação em fotografia para cegos e pessoas com baixa visão e conduz o espectador a enxergar a imagem por meio tátil.
Entre as ferramentas utilizadas, está a audiodescrição, que torna a representação gráfica uma arte democrática e acessível. Fortaleza é destaque na edição do Censo Escolar 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo a terceira capital do Brasil em matrículas na Educação Inclusiva e a 1ª do Norte e Nordeste. Atualmente, a Rede Municipal conta com 10.149 alunos matriculados. O levantamento é o mais atual do Inep.