David Mota
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br
Giovana Brito
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
giovana.brito@opiniaoce.com.br
Nesta segunda-feira, 27, começaram a funcionar os novos centros de testagem voltados à detecção de covid-19. Os locais, que são nas sedes do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Fortaleza, no bairro Parangaba, e nas cidades de Maracanaú e Juazeiro do Norte, estão atendendo apenas mediante agendamento prévio, que é realizado na plataforma Saúde Digital, na opção Testagem CT Rede Sesi/Sesc/Senac.
Antes, o Ceará, por meio da Sesa, contava com apenas dois locais que realizavam os testes de forma gratuita: o Hotel Excelsior, localizado na Praça do Ferreira, e o Aeroporto Internacional de Fortaleza, mas somente para passageiros que estavam desembarcando na Cidade. Agora, totalizando cinco unidades de testagem, o estado busca frear o novo avanço da doença.
MOVIMENTAÇÃO
Por ser o primeiro dia de atividades, e funcionar apenas por meio de marcação, a procura inicial, por enquanto, foi baixa, mas a expectativa é de que cresça, tanto pelo aumento de casos, que leva ao aumento da preocupação das pessoas, quanto pelo conhecimento da população.
Mesmo sendo o dia inicial de atendimento, Bruna Moura fez questão de agendar o seu teste e se dirigir ao Sesi Parangaba para realizar o seu teste, devido a preocupação, com pessoas positivadas no seu ambiente de trabalho.
“Já faz, mais ou menos, umas duas semanas que eu vejo uma movimentação muito grande com relação a sintomas e a casos positivos, em pessoas próximas a mim. No meu trabalho, por exemplo, foi uma questão de menos de uma semana para a gente sair de zero para mais de 30 positivos, e isso é muito preocupante, porque a gente vê que, realmente, o uso obrigatório de máscaras ainda não está valendo, então a gente vê essa preocupação do uso de máscaras somente onde já está tendo um índice maior de contaminação.”
Bruna valorizou a importância de ter centros de testagem que possibilitem o cidadão a fazer o seu teste de forma gratuita, já que nem todos podem ter acesso aos testes pagos.
“É de extrema importância termos um lugar que realiza os testes de graça, porque a gente sabe que, querendo ou não, os testes possuem um valor que nem sempre toda a população tem. A gente sabe que a situação do país está bem complicada, e não é todo mundo que tem condições de fazer o teste, então é de suma importância esses testes gratuitos, para evitar o máximo possível desse vírus estar se alastrando de forma tão vasta”, destacou.
Mirela Oliveira, coordenadora de serviços do Sesi Clínica, falou sobre o aumento de casos de covid-19, que levou à criação dos novos centros de testagem. “A motivação surgiu em virtude do aumento dos casos no último mês, que teve uma taxa média de 20% de positividade, e com isso nós começamos a abertura de três centros de testagem na Rede Sesi.”