A Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) realiza nesta quinta-feira (5) uma cerimônia especial de assinatura do termo de adesão de 15 municípios cearenses ao Programa SRH nas Escolas. O evento, que também marca a entrega de mais de 6 mil cartilhas de educação ambiental intituladas “A Gotinha Nossa de Cada Água”, ocorrerá no Ginásio Municipal de Itarema, no Litoral Norte.
O evento contará com a participação do secretário de Recursos Hídricos, Marcos Robério Ribeiro Monteiro, bem como prefeitos, secretários municipais de educação, diretores e professores das escolas dos municípios envolvidos, já que o projeto leva informações de forma criativa e acessível aos alunos do 4º ano da rede pública de ensino municipal de Ensino Fundamental.
O Programa SRH nas Escolas tem o objetivo de educar sobre o uso responsável da água e sensibilizar as crianças acerca das questões ambientais. Através da Cartilha de Educação Ambiental “A Gotinha Nossa de Cada Água” é transmitido conhecimento sobre a água e o meio ambiente às crianças do Ceará. O material didático aborda temas relacionados à educação ambiental, utilizando uma gota d’água como protagonista que passa por todo o ciclo da água, enfrentando desafios e situações naturais. Além disso, a cartilha destaca a gestão compartilhada dos recursos hídricos realizada no Estado, por meio dos Comitês de Bacias.
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
Em 2022, virou lei no Ceará a implementação da chamada educação contextualizada, que busca trabalhar o ensino dentro do panorama social, cultural e geográfico de cada realidade, o que nem sempre acontece nas escolas convencionais. No caso cearense, o contexto mais presente é o semiárido, que carrega peculiaridades que estimulam modos de produção e convivência específicos. A implementação da pedagogia da alternância, um dos braços do modelo educacional, no entanto, ainda representa uma série de desafios. Em reportagem publicada em julho do último ano, o OPINIÃO CE conversa com especialistas, educadores e estudantes inseridos no contexto.
Uma das experiências cearenses que melhor representa a efetivação da “educação contextualizada” é a atuação das Escolas Familiares Agrícolas (EFAs). O Ceará conta, atualmente, com cinco unidade. Outra experiência exitosa é o Projeto Contexto: Educação, Gênero e Emancipação, que constituiu um importante pilar para elaboração, discussão e aprovação da lei que garante a educação contextualizada no Estado. A iniciativa começou em 2017, financiada pela União Europeia e realizada pela We World em parceria com outras instituições. Até o fim de 2021, o Projeto promoveu formações continuadas em 20 municípios localizados nos territórios dos sertões de Crateús, Canindé, Inhamuns e do Sertão Central, alcançando 1.500 professores em 134 escolas.