A Polícia Federal, juntamente com equipes da Secretaria de Segurança Pùblica do Ceará (SSPDS), apreenderam, neste sábado, 20, uma carga com 1,2 tonelada de cocaína escondida embaixo de toneladas de gelo no porão de uma embarcação pesqueira no Porto do Mucuripe, em Fortaleza. Esta foi a maior apreensão da substância já registrada na história do Estado, assim como a maior apreensão da Polícia Federal em 2022.
Segundo informações da polícia, a embarcação estava sendo monitorada há um mês após movimentações suspeitas dos envolvidos. A apreensão ocorreu em alto mar. Foram presos, em flagrante, o comandante do pesqueiro e cinco tripulantes. Os suspeitos saíram da Capital cearense com destino a Europa. Na operação, os agentes utilizaram o apoio do Navio Patrulha Oceânico Araguari, da Marinha do Brasil.
Pelas redes sociais, a governadora Izolda Cela (sem partido), comemorou a ação. “Parabenizo às equipes da nossa Secretaria da Segurança do Estado que, em conjunto com a PF, realizaram a apreensão de mais de uma tonelada de cocaína em uma embarcação, em Fortaleza. Esta é a maior apreensão de cocaína já realizada no Ceará. O trabalho das nossas equipes de Inteligência segue firme no combate ao crime”, disse.
Ação
Os presos foram interrogados e indiciados pela Polícia Federal, podendo pegar até 34 anos de prisão. Eles poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Participaram da ação conjunta a Polícia Federal e a Segurança Pública e Defesa do Ceará (SSPDS). A apreensão decorre de cooperação internacional com a Drug Enforcement Agency (DEA), dos Estados Unidos, e com a National Crime Agency (NCA), do Reino Unido.