Voltar ao topo

Vereadoes se dividem sobre liderança do PL e decisão vai para direção estadual

Ana Aracapé é líder do PL na Câmara Municipal e governista.

Compartilhar:

Conforme adiantou o OPINIÃO CE em março, a mudança de perfil do PL na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR) dividiu o partido entre base e oposição ao grupo governista levou duas vereadoras a cogitarem mudança de sigla. Em novo capítulo sobre essa questão, uma ala mais bolsonarista da legenda na CMFOR tentou tirar Ana do Aracapé da liderança do PL na Casa, mas o movimento dividiu os parlamentares da sigla.

Apoiaram a alteração Carmelo Neto, Priscila Costa e Dudu Diógenes, suplente de Inspetor Alberto (PL). Foram contra a mudança a própria Ana, além de Tia Francisca e Pedro Matos, suplente de Bruno Pedrosa (Pros). Por esse motivo, a destituição da liderança, que seria protocolada nesta semana na CMFOR, teve que ser encaminhada para decisão da direção estadual do partido, comandado por Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio.

Até a publicação desta matéria, o gestor não deu retorno sobre quando deve bater o martelo sobre a questão.

Entenda o caso

Em março, seguindo os passos do presidente Jair Bolsonaro (PL), Carmelo Neto, Priscila Costa e Inspetor Alberto migraram para o PL. Com isso, o partido totalizou cinco representantes na CMFOR. As outras duas vereadoras, contudo, compõem a base do prefeito Sarto Nogueira (PDT) na Casa e até já declararam apoio público à pré-candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) ao governo do Estado.

Os três novos colegas de partido reforçam a oposição à direita e devem apoiar o candidato do mandatário no Estado, Raimundo Gomes de Matos, pai do vereador Pedro. Ainda em março, quando procurado pela reportagem, Carmelo foi enfático no objetivo de manter uma unidade ideológica no partido.

“A nível de Câmara Municipal, o que acredito é que a bancada tem que estar unificada nesse direcionamento de reeleição do presidente Bolsonaro e, aqui no Ceará, o PL como um todo esteja unido, falando a mesma língua”, concluiu.

[ Mais notícias ]