A governadora Izolda Cela (sem partido) sancionou, na manhã desta terça-feira, 16, o piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Ceará no valor de dois salários mínimos. O ato ocorreu em cerimônia no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O texto com a medida foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) no início do mês, após a formação de uma comissão parlamentar para acompanhar o tema junto a lideranças sindicais e ao governo.
Além de Izolda, marcaram presença na cerimônia de sanção o secretário estadual da Saúde, Carlos Hilton Soares, prefeitos, deputados e gestores da saúde estadual, além de representantes da categoria. A governadora apontou o desafio de despachar uma medida como essa em um período de restrição como as eleições e no contexto de respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“O equilíbrio fiscal no Ceará nos permite tomar iniciativas como essas de valorização, mas com cuidado com as contas públicas”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Piso salarial
O novo piso passa a R$ 2.424,00 (dois salários) para mais de 6 mil agentes de saúde em todo o Ceará, segundo a gestão estadual. O reajuste da categoria havia sido promulgado pelo Congresso Nacional em maio deste ano por meio de Emenda Constitucional 120. A legislação garante aos profissionais um aumento de 40% na remuneração mensal em relação ao valor anterior, de R$ 1.714,86. Os agentes comunitários atuam na promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de visitas domiciliares. Em lugares mais distantes dos centros urbanos, os profissionais garantem acesso da população aos serviços de saúde.
